-
Arquitetos: 85 Design
- Área: 100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:To Huu Dung
-
Fabricantes: DaiDuong Glass, Atarashi Window, Bosch, Electrolux, Hafele, Ikea
Descrição enviada pela equipe de projeto. No Vietnã, projetos residenciais em terrenos pequenos são muito comuns, principalmente em áreas urbanas devido à alta densidade populacional. Esses terrenos são adequados para a maioria das rendas, porém, o fato de serem muito estreitos traz muitos desafios. Os dois maiores problemas são a falta de luz e ventilação, potencializados pelo clima tropical extremamente quente e úmido do país, exigindo soluções por parte dos arquitetos para contornar esses desafios.
Esta casa é um exemplo típico. Com dimensões de 5m x 20m e devendo ser suficiente para cinco pessoas morarem. De maneira geral, para resolver este problema dividimos a casa em três partes: frente e fundos e sacrificamos um grande espaço no meio para poder trazer luz e vento para dentro da casa. No piso térreo, a parte mais externa é destinada ao estacionamento. Este espaço é separado do espaço de convivência por uma parede de tijolos, por conta da poluição do trânsito. Mais para dentro há uma porta de vidro para controle do vento e visual. No meio há uma área de estar temporária e uma área de lavanderia. Por fim, há uma pequena claraboia para convecção de ar e para secagem de roupas.
No primeiro andar, a sala comum e a cozinha estão dispostas na frente e um pequeno quarto nas traseiras. Entre essas duas áreas está um aquário e um espaço verde, que aproximam o espaço comum da natureza. O lago também é um modo para atenuar o calor, bem como um espaço de relaxamento para os moradores. No meio do aquário, em vez de ser totalmente de concreto, usamos um fundo de vidro para trazer mais luz natural para a área de estar temporária no térreo. Por este método, os hóspedes podem ver mais luz e peixes nadando, criando um espaço calmo e relaxante.
No 2º e 3º andares, os quartos grandes estão dispostos na frente e os quartos menores estão localizados na parte posterior. Estes dois espaços estão ligados por um corredor ponte. No meio há uma grande claraboia em todo o 4º andar até o térreo. Ao redor desta claraboia, organizamos muitas árvores. Você sentirá que pode tocá-los em qualquer lugar. Uma característica especial é que os quartos e banheiros são todos expostos à luz direta, o que é uma maneira prática de usar e muito boa para a saúde.
No 4º andar, há um pequeno pomar para relaxar e para refeições privativas da família. Neste espaço, utilizamos árvores e pisos de madeira como forma de evitar o calor nos pisos inferiores. Evitar a retração térmica do concreto é, portanto, também uma boa medida para a impermeabilização. No telhado, usamos painéis resistentes ao calor no piso de concreto para proteção eficaz e resistência ao calor. Para o telhado de vidro sobre a claraboia, usamos vidro isolante que limita os raios UV prejudiciais que incidem na casa e aproveitando ao máximo a fonte de luz natural. Este telhado pode abrir e fechar automaticamente conforme as condições climáticas. Todo o sistema de irrigação das plantas é automático.
No portão principal da casa, também usamos muitos materiais locais, como tijolos cozidos e a pedra típica vietnamita: a pedra To Ong (Laterita), esta pedra foi usada há centenas de anos na construção. Aqui, seu uso em combinação com árvores cria a sua própria singularidade, sem deixar de remeter à construção tradicional.